• Início
  • Blog
  • Projetos de eficiência energética geram economia de 4,6 GWh, Diz ANEEL

Projetos de eficiência energética geram economia de 4,6 GWh, Diz ANEEL

De 2008 até junho de 2016, a ANEEL contabilizou 1.704 projetos de eficiência energética apresentados pelas concessionárias, com investimentos da ordem de R$ 5 bilhões. Ao todo, espera-se uma economia de energia da ordem de 4.629 GWh no acumulado dos anos. Esses projetos envolvem iniciativas relacionadas à substituição de equipamentos, como o chuveiro elétrico por aquecimento solar; lâmpadas incandescentes e refrigeradores antigos de unidades consumidoras de baixa renda e de motores em indústrias. Também incluem a implantação de sistemas de iluminação em túneis e semáforos; estrutura de gestão energética municipal em prefeituras; plantas de cogeração, entre outras ações de conservação de energia, incluindo iniciativas inovadoras em conjunto com o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor Elétrico.

A execução dos projetos possibilitou a redução da demanda no horário de ponta da ordem de 1.403 MW, o que contribuiu para reduzir a necessidade de investimentos na expansão da oferta, transmissão e distribuição de energia. No mesmo período, também foram substituídos ou implantados equipamentos eficientes para combater o desperdício de energia. Entre os valores registrados pelas distribuidoras, destaca-se a troca de 1.289.518 refrigeradores; 16.597 aparelhos condicionadores de ar tipo janela e 42.688 tipo split. Foram instalados 136.356 sistemas de aquecimento solar em substituição ao chuveiro elétrico e, além disso, houve registro de substituição de 26 milhões de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas e de três milhões de fluorescentes tubulares por modelos mais eficientes.

Também houve a troca de quatro milhões de lâmpadas fluorescentes compactas por lâmpadas LED, que são ainda mais econômicas. No setor industrial e de saneamento, houve a substituição de 2.487 motores por modelos mais eficientes.

De acordo com a Lei nº 9.991/2000, alterada pela Lei nº 13.280/2016, as distribuidoras devem aplicar, anualmente, no mínimo 0,4% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, no âmbito do Programa de Eficiência Energética – PEE regulado pela ANEEL. As concessionárias também devem destinar 0,1% para as ações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. Os projetos do PEE podem ser apresentados à ANEEL a qualquer tempo por meio de arquivos eletrônicos. Os proponentes devem observar as diretrizes estabelecidas nos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE).

Fonte: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2016/10/projetos-de-eficiencia-energetica-geram-economia-de-46-gwh-diz-aneel/30440

  • ENDEREÇO
  • Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 936, cj 81
  • CEP 04571-010
  • São Paulo/SP
  • CONTATO
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • +55 (11) 5093-4854
  • +55 (11) 93276-0096

Olá, fale com a Greendomus por WhatsApp.

Fale pelo WhatsApp
Close and go back to page